top of page

Xamanismo: música e seus instrumentos

Atualizado: 28 de set. de 2023

A música é reconhecida e aprovada nos tratamentos terapêuticos. Talvez você já tenha ouvido falar da MUSICOTERAPIA.

Ao ouvir música diferentes áreas do cérebro reagem, como o hipotálamo, sua função é garantir o equilíbrio da temperatura do corpo bem como atuar na coordenação entre o sistema nervoso e endócrino.


Outra região afetada é o tálamo, responsável por interpretar as informações dos sentidos. Sendo assim, ativa o principal local de armazenamento temporário da memória, principalmente a de longo prazo, e regiões associadas às funções cognitivas. Além disso, a música estimula quatro neurotransmissores: a dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina. O quarteto é responsável pela sensação de satisfação, felicidade, relaxamento e bem-estar que sentimos ao realizar essa e outras atividades. Também é importante destacar que a música pode equilibrar batimentos cardíacos e respiração, sendo bastante usada no controle do estresse. Tudo depende do ritmo musical escolhido. Até o momento, deparamo-nos com a perspectiva da Neurociência. Mas a psicologia também é uma das áreas que investiga os impactos da música no comportamento humano.


A física quântica tem testado e comprovado a eficácia da música nos tratamentos (depressão´, estresse, Alzheimer, demência, medo, pânico entre outras). Porém, deixa bem claro que é fundamental para o terapeuta ter um certo conhecimento da potencialidade e vibração musical que envolve o tratamento, para se alcançar os melhores resultados.

A música nos conecta a Deus. Isso já foi dito em várias filosofias e por estudiosos da música.


Através da música podemos alinhar os nossos Chacras que são os responsáveis pelo bem-estar corpo físico, devido ao fato estarem diretamente ligados a órgãos e glândula atuando em suas funções.


Os xamãs apesar de ser um povo sem estudo e se manterem distantes da civilização. São um dos maiores conhecedores das práticas musicais e todo seu potencial de cura. Todo esse conhecimento se faz pelo fato da vivência e conexão direta com toda a natureza.


Os xamãs sabem observar, sentir e se comunicar com a com a natureza. Eles têm o dom escutar a música da vida, e desenvolveram a arte de criar seus próprios instrumentos se utilizando da própria natureza. Por isso que eles reverenciam os seus instrumentos e os consideram sagrados. Reverenciam e agradecem a alma do animal ao qual o couro foi utilizado para a criação dos instrumentos. São vários os instrumentos criados com os elementos da natureza (conchas, sementes, madeiras, palhas). Porém, para os xamãs o instrumento de maior poder de cura é o tambor, pois nele está a vibração da vida, a batida do coração que faz o fluxo sanguíneo percorrer por todo o nosso corpo nos alimentandos, desintoxicando e revigorando. Assim sendo, todos nós homens brancos deveríamos respeitar esta verdade, aceitar, ouvir e seguir a sabedoria dos xamãs. Esse povo que está em comunhão direta com a vibração da vida, e se permitem ser guiado pelos elementos da natureza que os orientam e os ensinam. Eles que são o maior exemplo de respeito e gratidão pela terra e a natureza que nos alimenta e nos ampara.


“A música nos rituais é como a bússola que nos guia ao caminho certo!”



Comentários


bottom of page