Questionário para participação em um ritual de Ayahuasca
- Valéria, Eu Sou

- 12 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2023
Recomendações especiais para a recepção de iniciantes.

1. Entrevista / Ficha de Anamnese
A intenção aqui é tentar estabelecer um maior equilíbrio, melhor sintonia entre todos os locais legalizados e autorizados ao uso em suas práticas. No que se refere aos cuidados e orientações que devemos ter com todas as pessoas que chegam para tomar Ayahuasca pela primeira (também muito conhecida como Santo Daime) – tanto o preparo que antecede o ritual, quanto um acompanhamento pessoal de pessoas experientes durante todo o processo da vivência é fundamental. Diante todos esses cuidados e preparos que se torna possível oferecer ao participante, alcançar os melhores resultados, bem como conhecer na íntegra – tudo o que a Sagrada Medicina tem à nos oferecer.
Estas são as primeiras perguntas para que após serem respondidas possamos dar continuidade a segunda parte da anamnese – que é realizada via WhatsApp por áudio:
Você já teve a experiência espiritual como: visões, premonição, vozes de dando comando ao passando mensagens?
Você já teve a sensação de estar sendo perseguido ou já se sentiu ameaçado por alguém, sem compreender o que estava se passando ou o porquê desta sensação?
Você já se viu sem conseguir ordenar os pensamentos em sua cabeça, por horas ou dias?
Você já viveu alguma situação em que seus pensamentos estavam muito acelerados, sem que você pudesse acompanhá-los?
Atualmente você está em algo tratamento médico, tomando medicamentos? Caso positivo, quais os medicamentos utilizados em seu tratamento?
Você faz uso de algum tipo de droga? Quais? Com qual frequência?
Fique tranquilo, todas as suas respostas são sigilosas e recebidas somente por mim “Madrinha Valéria Agra”, e a nossa enfermagem caso se faça necessário. Além de todo cuidado ao seu bem-estar – estamos seguindo as recomendações do antigo Confen – Conselho Federal de Entorpecentes (hoje substituído pela Senad – Secretaria Anti-Drogas), órgão que autorizou o uso ritualístico da Ayahuasca na época quando era de excluir psicóticos e esquizofrênicos dos trabalhos.
E esse cuidado é uma proteção não só para essas pessoas, como para todos os locais que servem as sagradas medicinas.
Contra-indicação:
Consideramos ser contra-indicado o uso da Ayahuasca para pessoas com personalidades esquizóides e pré-psicóticas; neuróticos com instabilidade de identidade e níveis altos de ansiedade (síndrome do pânico).
Desde a década de 1960, época das descobertas de alguns antidepressivos e dos agentes inibidores da monoamina oxidase sabe-se que a utilização concomitante destas substâncias deve ser contra-indicada.
2. Medicamentos que não devem ser misturados com a Ayahuasca
Esta é outra preocupação básica na recepção aos iniciantes. Os únicos medicamentos que atualmente podem trazer algum problema para quem vai tomar o Ayahuasca são as substâncias chamadas serotoninérgicas – que aumentam a serotonina (neutrotransmissor) no cérebro. Elas podem provocar uma potencialização do efeito da Ayahuasca, causando uma crise hiper-serotoninérgica. As substâncias que mais têm esse efeito são os antidepressivos que contém fluoxetina.– como:
Antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina como: Fluoxetina (Prozac e outros); Citalopram (cipramil, Denyl); Paroxetina (Aropax, Ce-brilin, Pondera); Sertralina (Novativ, Sercerin);
Antidepressivos tricíclicos como: Imipramina (Tofranil); Desipramina (Norpra-mina); Clomipramina (Anafranil);
Antidepressivos de efeito dual ou complexo como: Venlafaxina (Efexor); Substancia de mecanismo de ação não muito bem estabelecido como: Lítio (Carboclim, litiocar, Neurolithium);
Inibidores da Monamia Oxidade como: Tranilcipromina (Parnate, Stelapar); Fenelzina (Nardil).
Por conta dos seus efeitos hipertensivos, eliminamos também os candidatos em uso de psico-estimulantes como Ritalina.
O bom senso indica amor, respeito e sabedoria!



Comentários